quinta-feira, 31 de maio de 2012

Comunicação Digital e Analógica


A comunicação analógica é toda a comunicação não verbal como: postura, gestos, expressão facial, inflexão da voz, sequência, ritmo e cadencia das palavras, qualquer outra manifestação não verbal.
O homem é o único que usa os modos analógico e digital de comunicação.
O material da mensagem digital é de um grau muito mais elevado de complexidade versatilidade e abstração do que o material analógico.
A linguagem digital tem uma sintaxe lógica e, portanto é eminentemente adequada à comunicação no nível de conteúdo, os seres humanos comunicam-se digital e analogicamente. A linguagem digital é uma sintaxe lógica, complexa, poderosa, mas carente de adequada semântica no campo das relações. A linguagem analógica possui semântica, mas não tem uma sintaxe adequada para a definição não ambígua das relações.

Toda a comunicação tem um conteúdo (Forma digital) e uma relação (Natureza analógica), os dois devem ser permanentemente combinados e traduzidos um no outro. No corpo humano, a informação transmitida pelos neurônios é digital, já que os impulsos excitam ou inibem as respostas sinápticas, mas em forma de tudo ou nada. Por sua vez, o sistema humoral é analógico, já que solta ou não substâncias em quantidades volúveis, dependendo de determinados fatores. Mas, tanto o sistema analógico do ser humano, como o sistema digital, são sistemas que coabitam e atuam de forma complementar e contingente.

Na comunicação também existe um aspecto digital e outro analógico. O aspecto digital da comunicação é o que dizemos as palavras, os dígitos, os significados. O aspecto analógico da comunicação é a forma, a qualidade do que dizemos.


Paul Watzlawick (1921- 2007) foi um dos mais notáveis teóricos da Teoria da Comunicação é uma figura chave na introdução sistêmica na psicoterapia, e um pioneiro na área da terapia breve. Um dos membros fundadores do Mental Research Institute (MRI) em Palo Alto em 1960, ele é co-autor de Pragmatics of Human Communication (1967) e autor de muitos outros livros em mudança, terapia e comunicação.



Watzlawick interligou o desenvolvimento das teorias da comunicação com uma perspectiva filosófica e com a filologia para construir uma percepção do mundo que nos reenvia para o que é a realidade do ponto de vista filosófico bem como para uma compreensão dos problemas de comunicação no sistema familiar.  

Para Watzlawick, existem cinco axiomas na sua teoria da comunicação entre dois indíviduos, se um destes axiomas por alguma razão não funcionar, a comunicação pode falhar:


1. É impossivel não se comunicar: Todo o comportamento é uma forma de comunicação. Como não existe forma contrária ao comportamento ("não comportamento" ou "anticomportamento"), também não existe "não comunicação". Então, é impossível não se comunicar.

2. Toda a comunicação tem um aspecto de conteúdo e um aspecto de relação: Isto significa que toda a comunicação tem, além do significado das palavras, mais informações e essas informações são a forma do comunicador dar a entender a relação que tem com o receptor da informação.

3. A natureza de uma relação está dependente da pontuação das sequências comunicacionais entre os comunicantes: Tanto o emissor como o receptor da comunicação estruturam essa comunicação de forma diferente, e dessa forma interpretam o seu próprio comportamento durante a comunicação dependendo da reacção do outro.

4. Os seres humanos comunicam de forma digital e analógica: Para além das próprias palavras, e do que é dito (comunicação digital), a forma como é dito (a linguagem corporal, a gestão dos silêncios, as onomatopeias) também desempenham uma enorme importância - comunicação analógica.

5. As permutas comunicacionais são simétricas ou complementares, segundo se baseiem na igualdade ou na diferença;


Fonte: Viviane Amaral


TRINTA, Aluísio Ramos. Comunicação do corpo. São Paulo, Editora Ática,
2ªedição, 1990.       

P.Watzlawick, Janet H. Beavin, Don D. Jackson. Pragmática da comunicação humana. Cultrix / São Paulo 1981.
http://www.forum-mediacao.net/module2display.asp?id=46&page=2

2 comentários:

  1. Boa noite srs- Esta é uma das áreas de estudos que muito me interessa.
    Gostaria de receber mais informações a esse respeito- COMUNICAÇÃO ANALÓGICA E DIGITAL.

    ResponderExcluir
  2. Suponhamos uma metáfora:os seres humanos(seres naturais que dispõem de duas linguagens: analógica e digital)precisam dialogar com uma Organização Empresarial (ser social artificial que dispõe apenas de linguagem digital, sustentada por inteligência artificial, Como conduzir o diálogo?

    ResponderExcluir